domingo, 11 de outubro de 2015

A Pescadora


Rosane Porto

Assim que a lua cheia surgia redonda, lá no céu,
Mais parecendo um biscoito coberto de açúcar
Ela iniciava os preparativos para a pescaria.
Na mochila, somente o essencial:
A vara de pescar, um baldinho para guardar os pescados
 E um pacote de suspiros...
Logo, embarcava em seu balão
E o vento o levava rapidamente até o encontro das iscas...
Com as próprias mãozinhas a menina pegava as estrelas!
Depois, bastava estacionar o balão,
Colocar a estrela no anzol
 E se acomodar, confortavelmente, na nuvem mais fofa.
E a espera não demorava muito...
Em meio a um breve cochilo
Ela sentia um puxãozinho delicado na linha...
Quando olhava, já não o via,
Mas o pescado estava lá!
E assim, um após outro... muitos!
Cheio o balde, fim de pescaria!
Em casa, guardava todos os chinelinhos que pescava numa gaveta
Porque sabia que as coisas especiais requerem cuidado.
E nunca contou a ninguém o segredo
Que somente ela guardava em seu coração de menina:


O verdadeiro motivo pelo qual os anjos andam sempre descalços...

Para a Denise! Feito sob medida, exclusivamente, no seu aniversário...

sábado, 10 de outubro de 2015

Troca-troca

Rosane Porto

PROCURO CAIXA!

Preciso de caixa para guardar tesouros achados e sonhos em germinação!
Aceito caixa! Não importa o formato: triangular, quadrada, circular...
A condição é que seja infinita: que ninguém saiba onde começa e nem onde termina...
Deve ter capacidade suficiente para guardar todas as memórias queridas e também compartimento reserva para que brotem e floresçam os sonhos recém-plantados e aqueles que nem se sonha ainda, mas que nascerão!
É necessário que a caixa seja ampla, mas leve como uma pluma para que possa ser carregada, dia e noite, para onde quer que se vá!
No primeiro compartimento quero guardar formas inesquecíveis: a tábua retangular do meu balanço, a roda da minha primeira bicicleta, o olho azul da minha boneca, o tapete comprido sobre o qual dei meus primeiros passos e, se couber, a casa inteira onde cresci.
No segundo compartimento quero guardar os litros de cheiros preferidos! Bastará abrir a garrafa e reviver os momentos que o aroma me trará de novo: o colo da mãe, o café com leite, a brisa de amanhecer.
O terceiro compartimento é para as brincadeiras movidas a vento: corda batendo; pipa voando; barcos de papel cortando lagos de chuva no quintal...
E necessita a caixa de compartimento extra, para barulhos encantadores: de mar, de chuva, de trovão, de vento, de passos esperados se aproximando...
Por fim, preciso de espaço, na caixa, para guardar o futuro: um céu estrelado, um catavento e, talvez, uma bússola.
Quem tiver uma caixa, com estas características, tratar:
Campo do Alecrim dourado; Rua das cirandas; casa engraçada que fica no topo da colina.

TROCO a caixa por um anel de vidro que nunca se quebrará!

Para Thais, com carinho! Pois nossa amizade é tesouro especial a ser guardado.

Previsão do tempo

Rosane Porto
Fique atento à previsão do tempo para os próximos dias e saiba a melhor forma de aproveitar aquele que você estiver vivendo:

Domingo

O dia amanhecerá com luz brilhante e intenso cheiro do orvalho que, na noite anterior terá envolvido, cuidadosamente, toda a Terra. O domingo será de sol, praticamente sem nuvens e brisa leve e as pessoas serão despertadas pelo canto dos pássaros que povoarão todas as árvores do planeta. Dia ideal para passeios nos parques e até nas ruas, onde todos se surpreenderão com as janelas e as portas das casas abertas, sem grades e com girassóis brotando pelas calçadas. E, no fim da tarde, haverá grande movimento humano à beira mar com uma intenção simples: contemplar o pôr do sol e ouvir o barulho das ondas abraçando a areia.

Segunda-feira

O sol predominará e a temperatura será amena. Todos perceberão que as distâncias encurtaram durante a noite: bastará uma bicicleta para chegar ao trabalho. Mães carregarão seus filhos com segurança até as escolas que, a partir deste dia, serão reverenciadas como templos sagrados que guardam o mapa que pode levar à descoberta do maior tesouro da humanidade: o saber sobre si mesmo e sobre sua condição humana vivente aqui!

Terça-feira

Dia nublado. A umidade relativa do ar terá índice bem elevado. Haverá frescor pela manhã e, ao meio-dia, todos os pratos terão alimento, pois este já não custará dinheiro, apenas o trabalho do homem em cultivar qualquer partezinha da terra generosa, fértil e limpa. E no meio da tarde, a chuva virá banhar o solo e as crianças sairão às ruas livremente para brincar de pés descalços. À noite, as nuvens carregadas se afastarão e darão lugar ao céu estrelado. A lua será cheia! Os gatos se sentarão nos telhados e o seu miado será o único estampido que se ouvirá no mundo! Toda a gente achará graça dos miadores noturnos e lhes tratará com ternura. As armas terão cessado... agora, as pessoas andarão de mãos dadas e não existirá qualquer barreira entre elas.  

Quarta-feira

Uma massa de ar quente se aproxima do litoral. Dia ótimo para ir à praia: mar calmo e azul e dentro dele todas as espécies marinhas existirão abundantemente! O que era quase extinto será revigorado e viverá sem ameaça! Desde a grande baleia ao pequeno caranguejo. O homem terá reaprendido a tirar da natureza apenas a porção mínima necessária para o seu alimento.

Quinta-feira

Mais um dia de calor agradável em todas as partes do planeta: as florestas aproveitarão o clima para crescerem em paz e amadurecerão frutos de infinitas espécies. E as árvores, os rios serão moradas de animais das mais diversas belezas. Nos campos, as lavouras crescerão verdejantes e nas cidades, as pessoas se sentarão à sombra. As macieiras darão frutos: bastará estender a mão e saboreá-los e também as bergamoteiras, laranjeiras, videiras... e pelas ruas as figueiras estenderão seus galhos e neles as crianças brincarão e os balanços as encherão de vida a cada fim dourado de tarde... ao longe, os risos serão ouvidos.

Sexta-feira

As temperaturas baixarão um pouco na sexta-feira, devido à aproximação de uma frente fria, mas o clima continuará agradável. No calor, haverá sombra abundante e, se por acaso, fizesse frio – ou quando fizer - haverá uma casa simples e aconchegante e também cobertores quentes para todo o humano habitante da Terra. Todos chegarão ao consenso de que não necessitarão de casas suntuosas ou automóveis de luxo para serem felizes: bastará estar com quem se ama!
Já a noite de sexta-feira trará chuvas fortes que encherão os mares, os rios e os reservatórios de água limpa para que este líquido sagrado nunca falte a nenhum ser vivente sobre a terra. Estas chuvas podem vir acompanhas de trovoadas e relâmpagos que iluminarão o céu e isto servirá para mostrar ao homem a força e a grandeza da natureza a quem ele deve respeitar; ventos moderados soprarão do norte para mover as folhas caídas na direção certa.

Sábado

O sábado será de sol e poucas nuvens. O vento soprará do quadrante leste leve, mas intenso e refrescante! As chances de chuva são mínimas e, se ocorrerem, isto será no fim do dia.
Sábado perfeito para viver intensamente a alegria do vento! Antes do almoço, os trabalhadores se reunirão para conversar e tomar suco de laranja e estarão satisfeitos com seus direitos e deveres: desde o jardineiro que cuida dos girassóis que enfeitam as avenidas, o professor que ensina, o médico que traz vidas novas ao mundo: todos, verdadeiramente, considerados iguais perante a lei por serem as suas profissões exercidas para o bem-estar humano e do planeta.
À tarde, quando ainda predominarão ventos leves, mas intensos trazendo o aroma dos jasmins plantados a se perder de vista pelos campos, todos sairão às ruas: para os mais velhos serão levadas cadeiras de balanço e eles ficarão à sombra junto com as crianças e construirão cataventos velozes de experiência; talvez os mais novos queiram soltar pipas e poderá se ver, de longe, o céu todo colorido e, antes de voltar para casa, todo o povo soltará bolhinhas de sabão: serão milhões delas! Tantas que contornarão a Terra como se brincassem de Ciranda...
À noite, haverá sossego e todos poderão repousar sua cabeça e dormir tranquilamente porque algo haverá mudado... algo simples e decisivo: o coração humano. E, neste dia, o homem terá compreendido quem é e, na sua pequenez grandiosa terá aprendido a amar, de fato, a Terra e toda a vida que dela nasce. E então, descansará o homem.

Dicionário das Grandes Felicidades


Rosane Porto
A a
Abraço apertado.
Amar como um estado permanente de viver.
Amigo sempre por perto.

B b
Balanço embalando criança.
Barulho de chuva no telhado.
Brigadeiro após o meio-dia e à meia-noite.

C c
Café com boa conversa.
Casas com portas e janelas abertas num país onde grades são artefatos apenas de um pesadelo casual.
Cheiro de orvalho em amanhecer de verão.
D d
Dançar.
Deus, infinitamente.
Dia ensolarado.

E e
Espelho colocando o homem frente a frente com ele mesmo.
Estradas cujo destino é mistério.
Estrelas cobrindo o céu.

F f
Família vivendo em harmonia.
Flores que nascem onde não seria aparentemente possível.
Floresta... especialmente aquela onde o humano não tocou.

G g
Gatos pretos, brancos ou multicoloridos...
Girar de cataventos.
Golfinhos brincando na água.

H h
Hipopótamo cuidando do filhotinho.
História de Fadas.
Humano de amor-múndi.

I i
Ilhas – do mundo todo – livres de qualquer poluição.
Índio proprietário absoluto, legítimo e merecedor das terras onde pisamos.
Ioiô em mãos de menino.


J j
Janelas abertas com cortinas esvoaçantes recebendo a primavera.
Jantar à luz de sentimentos verdadeiros.
José... para mim, sinônimo de saudades tão imensas, tão imensas...

L l
Livro aberto: fonte das maiores revoluções humanas – as que começam no interior da própria pessoa!
Lua cheia.
Luz! De sol, de estrela, de luar, de vela, de abajur, de olhar, de sorriso... Luz!!!!

M m
Mães... de todos os povos e espécies!
Mar... sereno, agitado, cinzento, azulado... de qualquer forma me ensina a lição da persistência.
Mesa posta para o café da manhã.


N n
Navio cortando os mares.
Nunca trair nossos sonhos.
Nuvens com formas incríveis moldadas pelo vento.

O o
Olhar sereno e firme diante da vida.
Onda batendo na praia.
Outono de céu plenamente azul.

P p
Peixinho nadando no mar e mar repleto de peixinhos.
Pintura feita por dedo de criança.
Poeta... ser especial porque experimenta a sensação de imortalidade.




Q q
Quati alimentando o filhotinho.
Querer bem...
Quilos: medidas de capacidade de alegria... quanto mais peso tivesse, mais leve a vida seria.

R r
Relva verdejante cobrindo todos os caminhos.
Rios de águas límpidas.
Ruas ladrilhadas com pedrinhas de brilhante e margaridas florescendo junto às calçadas.

S s
Sabedoria... fosse dom natural de todos os humanos nascidos sob as estrelas.
Saudade... coisa indefinida e infinita...
Sol... nascendo ou se pondo...  Belo! Extremamente belo para os meus olhos!

T t
Tarde chuvosa: testemunhar o mundo pela janela; cama quentinha.
Tarde ensolarada: passeio no cais, garças pescadoras trabalhando.
Tarde para ser feliz: ambas.

U u
Urso Coala – nunca mais sua pele sendo usada como casaco! Nunca mais sua casa sendo queimada! Nunca mais seu alimento sendo negado! Nunca mais humanos sem humanidade!
Urso Panda - futuras gerações tendo o mesmo direito que eu tive: conhecê-lo!
Urso Polar - com seu território coberto pelo manto branco natural e inviolável como um santuário...

V v
Vento! Vento! Folhas dançando, Senhor Vento, mova tudo do lugar!
Vida! Direito supremo de todo o ser que nasce no Universo.
Vinho... companhia para os melhores amigos; para os melhores amores.

X x
Xícara de chá de morango antes de dormir.

Z z

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!!!!!!!

O sono inocente e justo de um gato!